sexta-feira, 17 de junho de 2011

Veja 10 dicas para organizar e armazenar alimentos na geladeira

Fonte: Google Imagens
Uma geladeira pode dizer bastante a respeito da personalidade dos moradores de uma casa. Latas abertas e alimentos deixados fora de embalagens apropriadas, além de refletir desleixo, podem ser um risco à saúde das pessoas.
Para evitar o problema, a especialista Heloísa Sundfeld dá abaixo 10 dicas de organização e de boas práticas para evitar proliferação de bactérias neste eletrodoméstico que não pode faltar em nenhuma casa.


1 - Prefira os recipientes quadrados ou retangulares Com isso você ganha espaço para empilhar os potes dentro da geladeira; usando recipientes redondos, ficará um vão entre eles.

2 - Escolha o material apropriado para o recipiente Heloísa explica que pode ser vidro refratário ou embalagens descartáveis.

3 - Não encha demais a geladeira ou freezer O ar acaba não circulando e o aparelho terá uma sobrecarga consumindo mais energia e podendo, até, ter o motor estourado.

4 - Guarde alimentos já manuseados em embalagens herméticas (sem ar dentro) Aquele tomate já cortado ficará livre da contaminação provocada pelo contato com o ar.

5 - Confie no papel filme Na ausência de recipientes herméticos, o papel filme bem embalado cumpre satisfatoriamente a função de conservar os alimentos.

6 - Reaproveite o pote de sorvete Não há problema em se usar a embalagem do sorvete para armazenar comida na geladeira, desde que seja por pouco tempo; porém, caso vá congelar, não é aconselhável a utilização (o ar não sai e o alimento pode estragar).

7 - Nunca guarde o alimento dentro da própria lata A partir do momento em que se retira o produto da embalagem, ele deve ser colocado em recipiente hermético ou envolto em papel filme. A exceção é para os recipientes que já foram feitos para serem resfriados com o próprio pote, como manteiga ou requeijão.

8 - Descongele os alimentos na geladeira para depois aquecê-los Se a comida estiver congelada, o ideal é deixar um dia na geladeira para depois aquecê-la. No entanto, isso vai depender do produto (se é um feijão, pode colocar na panela com água e descongelar). Outros produtos congelados podem ir direto para o forno de micro-ondas.

9 - Jamais descongele o alimento ao sol Isso acaba queimando o produto e o risco de contaminação é maior.

10 - Limpe a geladeira a cada 15 dias Alimentos podem cair dentro da geladeira, causando mau cheiro. Para evitar isso, a limpeza deve ser com um pouco de bicarbonato diluído em água – jamais com detergente.



Fonte: Band

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares