sábado, 8 de outubro de 2011

Anvisa proíbe 3 remédios para emagrecer


A Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) infirmou nesta terça-feira (4) que está proibida a venda dos remédios que são compostos pela sibutramina, dos medicamentos mais utilizados para o emagrecimento.  O diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Barbano, disse que os medicamentos ficarão em observação por 12 meses.

Segundo Barbano, daqui um ano deve acontecer uma nova avaliação sobre a comercialização ou não dos medicamentos com sibutramina. “Em 12 meses teremos as informações necessárias para saber se a decisão que tomamos hoje é a melhor ou se ainda restam dúvidas a ser esclarecidas.”

Além da proibição do composto, a Anvisa ainda proibiu outros três inibidores de apetite sejam comercializados no país: a anfepramona, o femproprex e o mazindol.

No ano passado, a venda e o acesso dos remédios com sibutramina já era restrita. O remédio está classificado como medicamento tipo “B2”, e precisa de uma receita especial para ser vendida. Porém, o acesso não era controlado, já que foi constada a venda sem prescrição a pacientes.

A sibutramina é considerada uma medicação indicada para o emagrecimento já que opera da inibição psíquica da fome. O medicamento é considerado por muitos médicos como perigoso, já que entre os efeitos mais colaterais estão a insônia e os transtornos mentais.

Fonte: Notícias BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares