terça-feira, 17 de maio de 2011

Saúde das unhas é indicador de boa alimentação

Fonte: Google Imagens

Além de serem um cartão de visita e um indicador de higiene pessoal adequada, o que pressupõe bem estar físico, as unhas podem ser o termômetro que indica um problema de saúde. 


As unhas são formadas por uma proteína chamada queratina, que também é encontrada nos cabelos e na pele. Quando há falta de cálcio no organismo, principalmente aliada a má alimentação, essa proteína não se desenvolve adequadamente, tornando-as fracas e quebradiças. Unhas sem cor, por exemplo, podem ser um indício de anemia. Quando amareladas podem ser sinal de diabetes. Doenças renais podem apresentar como um simples sintoma unhas com uma metade branca e outra avermelhada.

Desta forma, não só pela boa aparência é importante ficar atento à qualidade das unhas. Manter uma dieta equilibrada pode ajudar na identificação e correção de problemas de saúde refletidos nas unhas.

Alimentação

Uma alimentação saudável é fundamental para se ter unhas bonitas e fortes. Uma dieta rica em proteínas e cálcio, obtidos através de carne, peixe, ovos, leite e derivados, é muito importante. 

A carência de cálcio, zinco e magnésio também torna as unhas frágeis ou esbranquiçadas. Sementes de abóbora e girassol (sem casca) e brócolis, couve-de-bruxelas, lentilha, repolho, carnes magras, feijões, cereais integrais são boas fontes desses minerais e fortalecem as unhas. O ferro, que também é importante pode ser encontrado no peixe, na galinha, no fígado de boi, em mariscos, costela de porco e cordeiro. Vegetais e cereais como feijões secos, pão integral e frutas secas, também são boas fontes.

As vitaminas do complexo B, C e E são excelentes para ter unhas sadias. O ideal é ter uma alimentação rica em vitaminas do complexo B, encontradas em batatas, pimentas, bananas, lentilhas, óleo de fígado e atum; em vitamina C, localizadas em frutas e vegetais como: acerola, laranja, kiwi, pimenta malagueta, pimentão e brócolis; e vitamina E, comum em sementes como nozes, amendoim e sementes de girassol.

Rotina de cuidados 

Manter unhas sempre limpas e secas evita o aparecimento de fungos e bactérias. Manter as cutículas sem cortes por algum tempo protege as unhas contra infecções e micoses.

Ter o próprio material para corte e limpeza das unhas é recomendado. No caso de recorrer a uma manicure, é importante certificar-se de que os equipamentos foram devidamente higienizados. Esse cuidado simples evita doenças como a hepatite C.

Na execução de tarefas é indicada a proteção das mãos. Para trabalhos secos, use luvas de algodão. Para trabalhos com água, prefira as luvas de borracha.

De vez em quando, também é muito bom deixar as unhas “respirarem” um pouco. O excesso de esmalte pode trazer problemas. O melhor é retirá-lo um dia antes de fazê-las. 

Também evite roer unhas. Além de ser um péssimo hábito, facilita o aparecimento de fungos.

Fonte: Saúde Plena

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares