A Nutrição Funcional aplica a Ciência dos Nutrientes de acordo com a individualidade bioquímica. Em vez de limitar-se à prescrição de dietas com os alimentos funcionais tidos como saudáveis (porque o que é saudável para uma pessoa pode causar doença à outra), a Nutrição Funcional rastreia os sintomas, sinais e características de cada paciente e os relaciona com a carência ou excesso dos nutrientes, corrigindo os desequilíbrios nutricionais que geram sobrecarga no sistema imunológico e desencadeiam “processos alérgicos” tardios, os quais acabam por provocar doenças crônicas como: obesidade, depressão, fibromialgia, artrite, reumatóide, síndrome do pânico, osteoporose, diabetes, distúrbios de comportamento e hiperatividade infantil, desordens estéticas e alteração na performance física.
A Nutrição Funcional – há mais de 10 anos no Brasil – conta com o respaldo científico do The Institute For Functional Medicine e do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional fundado em 2004.
O PODER DOS GRÃOS
Existem novas opções nas prateleiras dos mercados brasileiros. Agora os grãos estão mais acessíveis, complementando o almoço de cada dia e enriquecendo a sua alimentação.
“A linhaça e a quinoa são complementos das leguminosas como é o feijão. O oportuno é alternar as diferentes leguminosas com o feijão (variar sempre o tipo para obter benefícios e nutrientes diferentes), alternar com outras leguminosas como ervilha seca, lentilha, grão de bico ou de soja. Podendo, também, acompanhar essas leguminosas com o arroz integral e quinoa em grãos cozida. Obtendo dessa forma um conjunto importante de nutrientes e fibras”, explica dr. Fábio Bicalho.
FEIJÃO BRANCO
- Para quem é indicado? Contribuição no processo de emagrecimento e regulação do intestino.
- Quanto deve ser consumido por dia? 1 colher de chá.
- Existe alguma contraindicação? Qual? Indivíduo com disbiose sem controle.
- Quais são os benefícios à saúde que esse grão pode trazer? Saciedade e regulação de trânsito intestinal.
LINHAÇA
- Para quem é indicado? Todas as pessoas, alimento rico em fibras, nutrientes e omega 3.
- Quanto deve ser consumido por dia? De 1 colher de sobremesa à 1 colher de sopa.
- Existe alguma contraindicação? Grávidas, nutrizes e indivíduos com intolerância ou alergia ao alimento.
- Quais são os benefícios à saúde que esse grão pode trazer? Regulação do intestino, diminuição de ansiedade, diminuição de inflamações em células de gordura e celulites.
QUINUA
- Para quem é indicado? Todos.
- Quanto deve ser consumido por dia? Depende do paciente, em geral 2 colheres de sopa.
- Existe alguma contraindicação? Indivíduos com alergia ou intolerância ao alimento.
- Quais são os benefícios à saúde que esse grão pode trazer? Regulação de glicemia, saciedade, modulação de colesterol, atenua sintomas da TPM, auxilia na recuperação e construção de fibras musculares.
- Como ele pode ser encontrado? (por exemplo, grão, farinha, óleo...) Em grão, flocos e farinha.
Fonte: oestadoce
Nenhum comentário:
Postar um comentário