quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Sono e distúrbios alimentares.



O sono é uma necessidade básica do ser humano, assim como a alimentação, sendo que deve ser respeitado e realizado de forma suficiente a colaborar com a saúde e bem estar.

O sono e a alimentação possuem algumas relações diretas como pode ser observado em estudo recente, o qual avaliou a prevalência da síndrome do comer noturno e bulimia em pessoas entre sobrepeso e obesidade. De acordo com os resultados, o estresse, problemas relacionados ao sono e uso de medicamentos podem explicar a alta prevalência de síndrome de comer noturno na população estudada.

Outro estudo avaliou a prevalência de distúrbios do sono em 400 pacientes, com diagnóstico de anorexia e bulimia nervosas. De acordo com o estudo, a pertubação do sono foi relatada em cerca de 50% da população estudada, especialmente nos que apresentavam bulimia nervosa. O estudo evidencia o fato de que os pacientes com distúrbios do sono apresentaram mais sintomas de perturbação, incluindo maior frequência de compulsão alimentar e frequência vómitos.

Fontes:
Lundgren JD; Rempfer MV; Brown CE; Goetz J; Hamera E. The prevalence of night eating syndrome and binge eating disorder among overweight and obese individuals with serious mental illness. Psychiatry Res; 175(3): 233-6, 2010 Feb.
Kim KR; Jung YC; Shin MY; Namkoong K; Kim JK; Lee JH. Sleep disturbance in women with eating disorder: prevalence and clinical characteristics. Psychiatry Res; 176(1): 88-90, 2010.
FONTE: http://www.nutricaoempauta.com.br/


Carolina Ritter Ribeiro formada em Nutrição pela Unisinos com Pós graduação em Nutricão Clínica Funcional e Pós graduação em Obesidade e Emagrecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares