terça-feira, 17 de julho de 2012

Cuidados com alimentação nas férias escolares

O alerta do é clínico geral da Central de Abastecimento (Ceapi), José Cícero Ribeiro.
Férias escolares representam horários flexíveis e consumo frequente de comidas nada saudáveis. Mas, quando o assunto é alimentação dos filhos, todo o cuidado é pouco. Este é o alerta do clínico geral da Central de Abastecimento (Ceapi), José Cícero Ribeiro, que atende no ambulatório médico da Associação de Usuários e Permissionários da Ceapi (Assucepi).
Um dos principais desafios das férias é conseguir driblar as guloseimas que tanto chamam a atenção das crianças. Segundo o médico, o importante é que elas não substituam a alimentação. “Elas devem ser liberadas após as refeições maiores como o almoço ou jantar. Porém, devem ser observados a idade da criança e o tipo de guloseima”, explica.
O especialista lembra que o ideal é tentar conservar os horários das refeições como o café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar. A dieta alimentar das crianças conter - principalmente em Teresina, que tem um clima quente - frutas, verduras, legumes, grelhados, assados e refogados. Para estimular o consumo de verduras e legumes, uma boa opção são as sopas.
José Cícero lembra que os pais não podem se esquecer da hidratação, com sucos naturais com frutas ou água de coco. “Energéticos e refrigerantes devem ser evitados. O refrigerante não mantém uma boa hidratação e não contém vitaminas como o suco”, diz.
O médico aconselha os pais a aproveitar as férias escolares para cuidar da saúde de seus filhos, fazer consultas de rotina e exames necessários. “Iniciar um tratamento de saúde no começo do problema facilita a cura, principalmente em crianças”, recomenda. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares