sábado, 29 de outubro de 2011

Aumento de sonolência está relacionado ao peso da pessoa


De acordo com pesquisa realizada na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP- USP), o consumo de carboidratos por trabalhadores noturnos esta relacionado com seu grau de sonolência. A pesquisa sugere que pessoas com sobrepeso e obesidade são mais propensas a sentirem mais sono na mesma medida em que consomem alimentos ricos em carboidratos.

Para realização da pesquisa, a nutricionista Patrícia Nehme promoveu uma intervenção alimentar em um grupo de 24 funcionários da escala noturna de uma empresa da Baixada Santista, controlando alguns fatores da alimentação desses.

A interferência alimentar ocorreu apenas dentro do ambiente de trabalho e tendo como base a própria alimentação já servida pela empresa, sendo que fatores como a ingestão de café foram limitados para eu não interferissem nos resultados.

Em uma etapa de estudo, a pesquisadora aumentou a quantidade de carboidratos ingeridos, e, em uma segunda, a quantidade de proteínas. No início e no final de cada etapa, foi medida a sonolência do s voluntários. 

Da série de observações, Patrícia concluiu que o aumento da sonolência é mediado pelo Índice de Massa Corporal (IMC), ou seja, quanto maior o IMC, maior a influência da alimentação em sua sonolência. Observou-se também que os carboidratos favorecem a sonolência nos obesos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares