sábado, 3 de setembro de 2011

Proteína de laticínios ajuda a perder barriga e ganhar músculos


Fonte: Thinkstock

Novas pesquisas mostram que um alto teor de proteínas tem um impacto bastante positivo sobre o nosso corpo, ajudando a diminuir a barriga e aumentar a massa muscular magra, principalmente quando essa proteína vem de produtos lácteos. Queijo, leite e iogurtes são exemplos de laticínios e fonte de proteínas.


O estudo, publicado na edição de setembro do Journal of Nutrition, comparou três grupos de pessoas mulheres na pré-menopausa, com sobrepeso e obesas, mas saudáveis. Cada um consumindo quantidades baixas, média ou alta de alimentos lácteos junto com quantidades maiores ou menores de proteínas e carboidratos. 

As mulheres exerceram sete dias por semana durante quatro meses, uma rotina que incluiu cinco dias de exercícios aeróbicos e dois dias de musculação. 

Segundo os pesquisadores, houve perdas de peso total idêntico entre os grupos, mas o grupo que consumiu o alto teor de proteínas proveniente de produtos lácteos teve mais perda de gordura corporal e abdominal, além de maior ganho de massa magra e maior ganho de força.


A composição do tecido, exclusivamente de gordura, que as mulheres perderam tem profundas implicações para a saúde a longo prazo, dizem os pesquisadores. 

“Todo o peso perdido pelo alto teor de proteínas de produtos lácteos foi de gordura. E os participantes ganharam massa muscular, o que é uma grande mudança na composição corporal", diz Andrea Josse, principal autora do estudo e estudante de graduação no Departamento de Cinesiologia da Universidade McMaster.


- O ganho de músculos é muito importante para manter a taxa metabólica e prevenir a recuperação do peso, que pode ser um grande problema para muitos que tentam perder peso. 

Os pesquisadores descobriram que o grupo que consumiu laticínios de baixa proteína perdeu cerca de um quilo e meio de músculo enquanto o grupo que consumiu laticínios de média taxa proteica perdeu quase nenhum músculo. Já o grupo que consumiu produtos lácteos de alta carga proteica realmente ganhou um quilo e meio de músculo, o que representa uma diferença de três quilos entre os outros grupos. 

Em cima das diferenças de massa muscular, o grupo que consumiu produtos lácteos com mais proteína perdeu duas vezes mais a gordura da barriga, do que as mulheres dos demais grupos.



- A gordura do abdômen é especialmente ruim para a saúde cardiovascular e metabólica, e parece que, de acordo com o que encontramos neste estudo, o aumento de cálcio e proteína na dieta pode ajudar a promover ainda mais a perda de gordura da área de armazenamento pior no corpo. 

Segundo Stuart Phillips, professor do Departamento de Cinesiologia, as mulheres que mais consumiram proteínas também ficaram mais fortes.


- Essas mulheres também estão mais fortes, o que reduz risco de doenças.

Fonte: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares