sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Brasileiro se alimenta mal com muito carboidrato e gordura, diz IBGE


Alimentação rica em carboidratos e gordura e sem frutas e verduras. Esse é o prato dos brasileiros. Os dados da má alimentação foram apontados pelo último levantamento do IBGE. Outra preocupação da pesquisa é quanto aos índices de obesidade que estão altos demais. Essa enfermidade é uma das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) que, em conjunto com as demais, são responsáveis por 72% dos óbitos no país.

Com os dados em mãos, o próximo passo do governo brasileiro é promover a alimentação saudável e o fim do excesso de peso. A meta integra o Plano de Ações Estratégicas de Enfrentamento das DCNT elaborado pelo Ministério da Saúde. Em dez anos, a população deverá elevar o consumo de frutas e hortaliças, reduzir o consumo médio de sal, aumentar a atividade física e buscar reduzir o excesso de peso e a obesidade na infância, na adolescência e na vida adulta.

O governo quer implementar de uma vez por todas as propostas do plano. Entre elas, estão a realização de guias alimentares para promover escolhas saudáveis relacionadas à alimentação, assim como apoiar a criação dos parâmetros nutricionais do Programa de Alimentação do Trabalhador, com foco na alimentação saudável e na prevenção de DCNT no ambiente de trabalho.

A meta requer a aquisição de alimentos saudáveis para o Programa Nacional de Alimentação Escolar; realizar ações de capacitação e educação permanente dos profissionais de saúde e orientar a população técnica sobre os benefícios dos alimentos da agricultura familiar.

O governo quer ainda fortalecer a promoção da alimentação saudável na infância, elaborar o Guia de Boas Práticas Nutricionais para Alimentação Fora de Casa e estimular o consumo de alimentos saudáveis como frutas, legumes e verduras. 

“Com esse plano, o governo busca a redução de doenças relacionadas com a má alimentação e ainda reduzir o agravamento de doenças crônicas que, na maioria das vezes, as suas complicações estão relacionadas com uma alimentação inadequada”, completa o enfermeiro, tutor do Portal Educação, Alisson Daniel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares