sexta-feira, 13 de maio de 2011

Mamadeira por muito tempo favorece obesidade infantil

Fonte: Google Imagens

Pediatras indicam que a idade ideal para suspender o uso da mamadeira pela criança é de 1 ano e 10 meses a 2 anos, quando deve ser feita a iniciação gradativa do uso do copo. Com 5 anos, a criança já é capaz de tomar leite no copo sem bico, mas com a facilidade de tomar líquidos na mamadeira ela acaba mal acostumada. 

Especialistas ainda afirmam que a suspensão do uso da mamadeira deve ocorrer de uma vez e com total convicção dos pais, que devem resolver juntos a questão e explicar a situação ao filho. Um profissional de saúde pode favorecer esse convencimento da criança, apontando os problemas relacionados ao uso. 

Entretanto, muitos pais têm dificuldade em tirar a mamadeira da criança, que agora devem ter mais um motivo para se preocupar. Acaba de ser publicado no Journal of Pediatrics, um estudo realizado por duas universidades dos Estados Unidos, dando conta de que o uso prolongado da mamadeira aumenta o risco de obesidade infantil.

Para chegar a esta conclusão, a pesquisa acompanhou 6.750 crianças, desde o nascimento até os 5,5 anos. Para o estudo, foi definido como uso prolongado da mamadeira, todo caso em que, a partir dos dois anos de idade, a criança ainda tinha a mamadeira como principal forma de ingerir líquidos ou dormia com ela.

Quase um quarto das crianças analisadas se enquadrou em uma dessas condições. Entre as que abandonaram a mamadeira antes dos dois anos, 16,1% chegaram obesas aos 5,5 anos de idade. Já no grupo das crianças que mamavam depois de terem completado 2 anos, esse índice subiu para 22,9%. Ficou assim comprovado que a mamadeira favorece o desenvolvimento da obesidade infantil. Mas por quê?

Segundo os pesquisadores da Ohio State University e da Temple University, responsáveis pela investigação, a culpa é dos pais. Isso porque uma mamadeira pode suprir grande parcela da necessidade diária de calorias de uma criança. O problema é que muitas vezes, o papai e a mamãe, com o costume de oferecê-la como consolo para evitar choros e manhas da criança, acabam se esquecendo de considerar aquele alimento na hora de planejar a dieta diária da criança. Consequencia: a criança acaba ingerindo mais calorias do que o necessário. 

O artigo que cita a pesquisa ainda apresenta um exemplo:

“Uma menina de 24 meses de peso médio [aproximadamente 12 quilos] e altura média [aproximadamente 86 centímetros] que é colocada para dormir com uma mamadeira de leite integral de 220 gramas receberia aproximadamente 12% de suas necessidades diárias de calorias [aproximadamente 1.300 calorias] daquela mamadeira.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares