terça-feira, 15 de março de 2011

Alimentos funcionais aliviam sintomas da menstruação e menopausa

       
Alguns alimentos são recomendados por especialistas para diminuir sintomas desagradáveis e repor nutrientes
 
Agência Alagoas
Ilustração: Google
Reconhecimento profissional e independência financeira estão entre as principais conquistas que as mulheres têm para comemorar nesta semana da mulher. Para garantir o bem-estar físico e mental, elas apostam cada vez mais em exercícios físicos, tratamentos estéticos e alimentação saudável. Esta última ganha o reforço de pesquisas científicas que sugerem a melhoria da qualidade de vida com o consumo dos chamados alimentos funcionais. A dica é da nutricionista Ana Cristina Quixabeira, que coordena um curso de nutrição em uma faculdade de Maceió e atua no Hospital Geral do Estado (HGE).

Durante o período menstrual e na menopausa, alguns alimentos são recomendados por especialistas para diminuir sintomas desagradáveis e repor nutrientes. É o caso, por exemplo, da isoflavona, composto orgânico encontrado em abundância na soja e seus derivados.

“Estudos têm demonstrado que o consumo da soja diminui as ondas de calor típico da menopausa, propiciando um equilíbrio hormonal”, informou Ana Cristina Quixabeira.

A mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos explicou que na menopausa é indicado um maior consumo de alimentos ricos em cálcio e vitamina D, como laticínios magros, verduras escuras e leguminosas. “Já durante o período menstrual, alguns alimentos ricos em ferro são recomendados para ajudar a repor a perda de sangue como, por exemplo, carne vermelha, fígado e alguns frutos do mar”, explicou.

De acordo com ela, o consumo de cereais integrais e carboidratos colaboram no combate ao desejo de consumir doces durante a menstruação, principalmente chocolate. “Deve-se ainda evitar alimentos muito salgados que propiciam maior retenção hídrica e distensão abdominal”, lembrou.

São considerados funcionais qualquer alimento, natural ou preparado, que contenham uma ou mais substâncias classificadas como nutriente ou não, capazes de atuar no metabolismo e na fisiologia humana, promovendo efeitos benéficos para a saúde. Tais alimentos podem retardar o estabelecimento de doenças crônico-degenerativas e melhorar a qualidade e expectativa de vida das pessoas.

Para os desavisados que acreditam ser recente a ideia de que a natureza produz alimentos com funções curativas e de promoção à saúde, Quixabeira é enfática. “Há 2.500 anos Hipócrates já proclamava ‘seja o alimento seu medicamento’. Essa perspectiva de busca de mais saúde através da natureza é antiga, mas só atualmente esses alimentos têm sido referencial de alimentação saudável para a população de diversos países”, conta.

Os alimentos considerados funcionais são inúmeros, que além dos benefícios no pré e pós-menopausa, trazem efeitos preventivos sobre diversas doenças e alguns tipos de câncer e doenças cardiovasculares. Os chás (principalmente o verde), vinhos e uvas, frutas cítricas, ameixa, maçã, pera, mamão, brócolis, repolho roxo, cebola e tomate têm efeitos como anticarcinogênicos, antiaterogênicos e antioxidantes.

Entram na lista dos funcionais os alimentos de origem animal como ovos, leite, queijo e vísceras, e alguns de origem vegetal como cenoura, manga, abóbora, milho, mamão, tomate e melancia, que agem como antioxidantes reduzindo assim os riscos de doenças cardiovasculares e cânceres.

Os peixes de água fria, as sementes de linhaça dourada e os óleos de linhaça, granola e gérmen de trigo são importantes fontes de ácidos graxos ômega 3 que oferecem como benefício o auxílio na diminuição da pressão arterial e na redução dos níveis de triglicerídeos e colesterol LDL, mais conhecido como colesterol ruim.

“A ingestão de fibras com a finalidade terapêutica é bastante explorada por exercer ações sobre o aparelho digestivo. Os efeitos mais importantes são observados no diabetes mellitus, obesidade, doenças cardiovasculares e do cólon (diverticulite, constipação e câncer colo-retal). As fibras são encontradas principalmente nas cascas de frutas, cereais integrais, farelo de trigo, farelo de aveia, aveia em flocos e jiló”, destacou a nutricionista.            

Fonte: Gazeta Web                          

Um comentário:

  1. Muito obrigado pelas informacoes...vou continuar aumentando as doses de sojas e seus derivados...

    ResponderExcluir

Postagens populares