sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Encare o stress da sua própria maneira

São muitos os artifícios sugeridos por especialistas, livros ou páginas na internet para ajudar pessoas estressadas a encontrarem o bem-estar. “Medite, respire fundo, pratique exercícios, relaxe, seja positivo, evite discussões” fazem parte do arsenal de recomendações para aliviar as tensões. Porém, o problema de seguir essas e outras dicas genéricas é que elas nem sempre funcionam igual para todo mundo.

Segundo a terapeuta holística Tatiana Girardi, que mantém o blog Espaço do Bem-estar, as regras gerais anti-stress nem sempre são eficazes porque cada indivíduo lida com as emoções de modo distinto e, portanto, enfrenta o stress conforme sua própria visão de mundo. “Justamente por cada um encarar o stress de uma forma, seria incoerente impor regras generalizadas para eliminá-lo”.

O primeiro passo, então, para quem busca o bem-estar é identificar quais caminhos são bons para si. “Cada pessoa deve procurar o que faz mais sentido para que ela se sinta mais relaxada, calma e serena. Se para alguns é meditar, para outros pode ser calçar um tênis e correr. O segredo é descobrir o que faz bem para você, independente de ser bom para o outro”, afirma a terapeuta.

Desabafar sobre um problema, por exemplo, é uma dica corriqueira para evitar o stress, pois quantas vezes não ouvimos dizer que guardar mágoas faz mal. Mas se para alguns falar dos problemas pode trazer conforto, para outros essa não é uma ideia tão boa assim. “Expor a vida aos amigos e familiares pode, para alguns, causar ainda mais stress, pois eles podem ser mal compreendidos ou até se arrependerem por falar demais. Nesse caso, uma saída é escrever e colocar todo incômodo e questionamento no papel”, diz Tatiana.

E, deste modo, pensando em estratégias e experimentando alternativas que é possível compreender as melhores saídas para o alívio do próprio stress. Por isso, pare e reflita se o que você anda fazendo para ter mais tranquilidade no dia a dia está funcionando bem ou se é hora de repensar a rotina e mudar suas atitudes!

Mariana Teodoro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares