quarta-feira, 8 de junho de 2011

Nutricionista dá dicas de como reduzir calorias nas comidas típicas do São João

Foto: Reprodução / TV Globo
O alimento junino menos calórico é o milho, seja assado ou cozido; uma fibra solúvel pode ser usada para retardar a absorção da gordura


Pamonha, canjica, mungunzá, pé-de-moleque, vários tipos de bolo... Muita gente não resiste a essas delícias que enfeitam as mesas pernambucanas no período junino. Os pratos, geralmente à base de milho, dão muita água na boca e várias calorias. Por isso, é importante ficar alerta e não se exceder na alimentação durante o São João.

De acordo com a nutricionista Graça Albuquerque (foto), o alimento junino menos calórico é o milho assado ou cozido. Já para quem gosta de pamonha e canjica, ela dá uma dica simples: “Tem uma fibra solúvel que retarda a absorção dos alimentos. Em torno de meia hora antes, você pode diluir na água, toma e aí você absorve metade das calorias”. Essa fibra pode ser encontrada em qualquer casa de orgânicos.

Muita gente tem mania de comer as delícias juninas acompanhada de queijo coalho, por exemplo. Segundo a nutricionista, a ideia é gostosa e saudável. “Se o queijo coalho for light, melhor ainda. Ele retarda a absorção do carboidrato complexo, no caso o milho”, explica.

O pé-de-moleque também tem muitas calorias, mas sabendo como comer, você pode reduzir os “danos” com a fibra solúvel. E a cocada? Leite condensado, coco... Um perigo para a dieta: “É bom não exagerar muito, comer em pequena quantidade. Lembrando que podemos transformar os pratos em versões light, substituindo alguns ingredientes, como adoçante no lugar do açúcar”.


Fonte: Globo

Um comentário:

  1. Muito bom seu blog ja estou seguindo. abraços
    http://blogandodemadrugada.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Postagens populares