terça-feira, 31 de maio de 2011

Alimentos para diferentes fases da vida: o que comer aos 20, 30, 40 e 50 anos

AOS 20 ANOS

Fonte: Google Imagens
Nessa fase, temos muita energia para gastar em esportes, festas e no trabalho. Por isso, devemos privilegiar os alimentos ricos em energia (cereais são um bom exemplo), cálcio e ferro (pense em iogurtes). É hora também de fazer uma boa reserva de cálcio e ferro, para garantir ossos fortes no futuro. Consuma ainda bastante ferro, presente na carne vermelha magra, responsável por fornecer vitalidade e reduzir riscos de anemia.


AOS 30 ANOS

Com a chegada dos 30 vem a dedicação total à carreira e também a maternidade. Para controlar a ansiedade, invista nas fibras presentes em alimentos integrais, que trazem a sensação de saciedade. Para quem estiver pensando em ser mãe, consumir ácido fólico (presente no feijão, espinafre, brócolis, aspargos, grãos e cereias) é a grande dica. Ele faz parte do sistema neurológico do bebê nos primeiros dias de formação.


AOS 40 ANOS

A partir daqui, o corpo já perde 1% da massa muscular a cada ano. Resultado: você passa a gastar menos energia e a estocar mais facilmente as calorias. A saída é comer 10% menos do que estava acostumada e intensificar os exercícios, especialmente os de força. Se estiver acima do peso, redobre os cuidados, pois daqui para frente fica mais fácil engordar. Reduza ao máximo as frituras, as gorduras de origem animal e açúcar simples (refrigerante, doce, bebida alcoólica). Invista em:

 *Proteínas de boa qualidade, como peixes magros, atum light, peito de frango, carne de peru e soja, acompanhadas por carboidratos saudáveis (integrais). Essa combinação aliada à prática de atividade física irá minimizar a perda de massa muscular.

*Alimentos de baixo índice glicêmico, como os integrais, com casca, e com pouco açúcar na fórmula. Eles ajudam a reduzir a gordurinha abdominal que começa a dar sinais de persistência.


AOS 50 ANOS

O foco deve estar mais na saúde, já que o peso provavelmente estará estável. Por isso, a dica é apostar nos alimentos campeões em benefícios para a saúde. Linhaça, azeite, salmão e atum são fonte de gorduras boas para a saúde do coração. Fibras não só ajudam no funcionamento intestinal como também podem reduzir o colesterol (que geralmente sobe nessa faixa etária). Alimentos com fitoesteróis, como a margarina e o iogurte, podem reduzir de forma ainda mais eficaz o colesterol.

Controlar o sal é uma forma de prevenir o aumento da pressão – outro fator de risco tão importante quanto o colesterol para doenças cardiovasculares.  Outro ponto de atenção são as vitaminas e minerais antioxidantes. Vale apostar nas cores para proteger as células da formação de radicais livres: uva, açaí, frutas vermelhas, berinjela, brócolis, mamão, manga, abacate.

Há alguns pontos que merecem atenção em todas as fases da vida: a boa qualidade do sono, o bom gerenciamento do estresse e uma atitude positiva no seu dia a dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares