quarta-feira, 16 de março de 2011

Alimentos x hormônios: alimentos que regulam hormônios-chave no organismo das mulheres

Por Redação Marie Claire 


Quais alimentos ajudam a regular os principais hormônios presentes no corpo feminino? - Rosa Clara, São Paulo (SP)


 Os mais de 100 hormônios que existem em nosso organismo funcionam como "mensageiros químicos", regulando diversas áreas e funções, como, por exemplo, o crescimento e desenvolvimento do corpo e a função reprodutiva.

Eles são fabricados a partir do colesterol e de proteínas, e manter sua produção em dia é essencial para uma boa saúde. Veja abaixo de que maneira os alimentos podem ajudar nas mais diversas áreas, garantindo a regulação e bom funcionamento dos hormônios:



DIMINUIR A GORDURA ABDOMINAL:


A liberação de cortisol em excesso, geralmente relacionada ao stress, aumenta os estoques de gordura principalmente na região abdominal do corpo. Para regular essa liberação, consuma vegetais verde-escuros , carnes magras e grãos integrais, alimentos ricos em vitaminas do complexo B, responsáveis por equilibrar a quantidade de cortisol no organismo.






AUMENTO DA SENSAÇÃO DE BEM-ESTAR:                               Ilustração: Google

Invista em carboidratos, no leite e no salmão para elevar os níveis de triptofano no sangue, um dos aminoácidos que produz serotonina, importante neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar. Só tome cuidado com um fato: o consumo excessivo de carboidratos pode fazer com que o triptofano seja requisitado para fornecer energia ao corpo, retirando-o assim de função como produtor de serotonina.



AMENIZAR EFEITOS DA TPM E DA MENOPAUSA:


Os indesejáveis sintomas da TPM e da menopausa têm em suas raízes a baixa quantidade de estrógeno no corpo durante esses períodos. O hormônio tem entre suas funções manter a pele em dia, regular a distribuição de gordura pelo corpo e pelo sangue, além de fixar o cálcio nos ossos; a falta ou baixa dele no organismo pode causar déficits nessas áreas, além causar ondas de calor nas mulheres. Uma maneira de driblar isso é manter uma dieta rica em soja, que contém isoflavonas, um tipo de fitoestrógeno com estrutura química muito semelhante a do estrógeno.



REGULAR A INSULINA:
Ilustração: Google

Em geral, os alimentos, ao serem consumidos, elevam a insulina, hormônio responsável por levar o resultado final da digestão - a glicose - para dentro das células. Com isso, ela regula a taxa de glicemia do sangue. Se a insulina estiver desregulada, como acontece em quem tem diabetes, a glicose não é devidamente metabolizada, provocando , assim , um aumento de gordura no corpo. Invista nos carboidratos integrais (arroz integral, massa integral, cereais, pão integral, aveia) e aumente a ingestão de alimentos ricos em fibras (folhas, frutas, feijão). Eles estimulam a produção de insulina de maneira gradativa.



Um comentário:

  1. Nossa! Carol, que blog maravilhoso esse seu, já estou te seguindo, que bom que vou ficar informadinha em relação a nutrição, peguei muitas dicas.
    Bjs cristalinos

    ResponderExcluir

Postagens populares