terça-feira, 29 de novembro de 2011

Recomendações Nutricionais


27102010160948.jpg

Em 1941 as recomendações nutricionais (Recommended dietary allowances - RDAs) foram estabelecidas pela Food and Nutrition Board/National Research Council. As RDAs são conhecidas como níveis de ingestão de nutrientes essenciais e adequados para atingir as necessidades de nutrientes dos indivíduos saudáveis.

Para aperfeiçoar o uso do conceito das recomendações nutricionais, em 1997 O Institute of Medicine dos Estados Unidos, em conjunto com a agência Health Canada desenvolveram um conjunto de valores de referência para a ingestão de nutrientes (Dietary Reference Intakes - DRIs) a serem utilizados  no planejamento e avaliação das dietas de indivíduos e populações saudáveis, substituindo dessa forma as RDAs.

As DRIs são apresentadas em quatro categorias de valores de refências para consumo de nutrientes. Estas categorias são:

- Estimated Average Requirement - EAR (Necessidade Média Estimada) Este valor corresponde à mediana das necessidades de um nutrientes em um grupo de indivíduos saudáveis de mesmo sexo e estágio de vida, atendendo as necessidades de 50% da população.
- Recommended Dietary Allowance - RDA (Ingestão Dietética Recomendada) Essa categoria de valores deve atender as necessidades de um nutriente entre 97 a 98% dos indivíduos saudáveis. É importante lembrar que a RDA é um valor de referência utilizado como meta de ingestão na elaboração da dieta para indivíduos saudáveis.
- Adequate Intake - AI (Ingestão Adequada) Valor de referência utilizado quando o conjunto de informações científicas não são suficientes para o cálculo da necessidade média estimada (EAR). Nesse caso, utiliza-se a AI quando so valores de EAR ou RDA não podem ser determinados.
- Tolerable Upper Intake Level - UL (Nível Máximo de Ingestão Tolerável) É o mais alto valor de ingestão diária e apresenta isenção de riscos adversos à saúde para quase todos os indvíduos. Portanto, não é um nível de ingestão recomendavél, uma vez que questiona-se os benefícios do consumo de nutrientes acima dos valores de RDAs ou AIs.

As DRIs são utlizadas como base para profissionais de nutrição sendo representadas por valores a fim satisfazer as necessidades nutricionais dos indivíduos e prevenir sintomass de deficiências.


Autora: Ana Paula Leão Rossi, Nutricionista, Tutora EaD Portal Educação.
  
Referências Bibliográficas
CUPPARI, L. Guia de nutrição: nutrição clínica no adulto. 2. ed. São Paulo: Manole, 2005.
PADOVANI, R. M.; AMAYA-FARFAN, J.; COLUGNATI, F. A. B.; DOMENE, S. M. A. Dietary reference intakes: aplicabilidade das tabelas em estudos nutricionais. Rev. Nutr. [online]. 2006, vol.19, n.6, pp. 741-760. ISSN 1415-5273.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares