sábado, 30 de abril de 2011

Nutricionista alerta sobre alimentação de crianças e adolescentes

Fonte: Google Imagens

Consumo excessivo de lanches, geralmente nada saudáveis, entre as refeições é hoje rotina na vida de crianças e adolescentes. A realidade mostra um caminho contrário ao da busca pela saúde. Sobrepeso, obesidade, diabetes e hipertensão crescem cada vez mais nesta parcela da população, preocupando pais e familiares.


Para a nutricionista Graça Cavalcante, responsável pelo programa de Reeducação Alimentar do Hospital Geral do Estado (HGE), o consumo de alimentos saudáveis auxilia no bom crescimento e desenvolvimento do organismo, além de evitar doenças.

“Hoje é comum encontrar crianças com doenças associadas a outras patologias, como hipertensão, diabetes, hipotireoidismo e outros distúrbios hormonais. A presença dessas patologias pode afetar o metabolismo infantil, atrapalhando o crescimento e desenvolvimento, podendo também acarretar em doenças futuras na fase adulta”, alertou.

A nutricionista explica que o surgimento do sobrepeso e obesidade entre os jovens se dá pelo excesso de consumo de alimentos de alto valor calórico e baixo consumo de frutas, leguminosas e hortaliças. “É uma realidade bastante triste e preocupante. Cada vez mais cedo os jovens desenvolvem doenças que antes eram comuns somente aos adultos devido à má alimentação”.

Segundo ela, crianças e adolescentes apresentam particularidades que devem ser observadas. Para ambos os sexos, quanto mais precoce é o início do distúrbio do peso, maior a susceptibilidade ao desenvolvimento de sobrepeso e obesidade na vida adulta, sendo a faixa de 4 a 8 anos de idade a de maior ocorrência. E esse quadro pode ser ainda mais agravado caso a criança seja sedentária.

“A atividade física é fundamental na vida da criança e do adolescente, uma vez que o exercício acelera o metabolismo, ajuda no crescimento e desenvolvimento psicológico e do corpo. Além de promover o desenvolvimento social, trazendo bem-estar, assim como inúmeros benefícios à saúde e à qualidade de vida”, orientou.

De acordo com Graça Cavalcante, a alimentação deve ser balanceada, com o valor calórico compatível com o crescimento corporal e aporte satisfatório de vitaminas e minerais.

“A ingestão de alimentos in natura deve ser estimulada pelos pais em qualquer tempo de vida, no entanto, se for praticada nos primeiros anos de vida os benefícios serão maiores, pois a possibilidade de se desenvolver problemas de saúde sérios, como a diabetes e a obesidade, que são doenças relacionadas com práticas alimentares definidas como impróprias, é praticamente anulada”, explicou a nutricionista.

Ela orienta a família a adotar e reproduzir atitudes alimentares positivas, como o consumo de no mínimo três porções de frutas ao dia e a substituição de refrigerantes por suco de frutas com pouco açúcar.

Segundo a especialista, os pais devem minimizar o uso de frituras nas preparações proteicas como a carne, por exemplo. “Prefira os métodos de técnicas dietéticas, grelhar, assar e cozinhar. E inclua guloseimas apenas nos finais de semana e com moderação”, explicou.

Nenhum alimento deve ser proibido, de acordo com a nutricionista. “O certo é explicar, conscientizar a criança ou o adolescente sobre a importância de uma alimentação saudável e, principalmente, dos malefícios que trazem o excesso do consumo de alimentos ricos em gorduras, açúcares e de alto valor calórico”, orientou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares