sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Menopausa: receitas que diminuem os sintomas


A menopausa é o momento em que os ovários deixam de produzir os hormônios estrógeno e progesterona. Não é uma doença, mas sim um estágio da vida da mulher. A principal característica desta fase é a ausência de menstruações, porém, a menopausa pode começar a se manifestar por irregularidades menstruais, menstruações escassas, menstruações mais ou menos frequentes. Não existe idade predeterminada para a menopausa. Geralmente ocorre entre os 45 e os 55 anos, no entanto pode ocorrer a partir dos 40 anos sem que isto seja um problema.


Alguns sintomas da menopausa são: ondas de calor, suor noturno, insônia, menor desejo sexual, irritabilidade, depressão, entre outros. Neste período a incidência de osteoporose e risco de doenças cardiovasculares aumenta, devido à baixa de estrogênio no sangue.

Veremos abaixo como a alimentação pode auxiliar em alguns destes sintomas.


OSTEOPOROSE
A osteoporose é uma doença que se caracteriza por baixa densidade óssea e deterioração da microarquitetura do tecido ósseo, levando a um aumento da fragilidade óssea, portanto, a maior risco de fraturas após traumas mínimos.


O tratamento consiste de medidas gerais e medicamentosas:

- Diminuição do consumo de álcool e café.
- Diminuição do fumo.
- Atividade física, principalmente quando realizadas contra força da gravidade (caminhadas e corridas leves).
- Exposição ao sol por pelo menos quinze minutos por dia, para aumentar a quantidade de vitamina D.
- Dieta rica em cálcio, que está presente no leite (alimento mais rico neste nutriente) e derivados, hortaliças verde escuras (couve, folhas de nabo, folhas de mostarda e brócolis), sardinhas, mexilhões, mariscos, ostras e salmão enlatado.
- Tratamento medicamentoso: consultar um médico.

Para ajudar nesta prevenção vou sugerir uma receita fácil e gostosa rica em cálcio: Brigadeirão com leite de coco. Só não pode exagerar para não engordar!!!


Brigadeirão com Leite de Côco

Ingredientes
1 vidro de leite de coco
2 latas de leite condensado
4 unidades de ovo
8 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 colher (sopa) de margarina
1 colheres (sopa) de amido de milho


Modo de preparo
Bata tudo no liquidificador, depois coloque a mistura em uma panela dupla (forma de pudim com tampa e a panela para por a água). A forma do pudim deve ser untada com margarina e açúcar, e a mistura é assada em banho-maria no fogão, por aproximadamente 45 minutos. Quando estiver morno, desinforme o pudim e granule.


Rendimento
16 porções


INSÔNIA
A insônia é caracterizada pela incapacidade de conciliar o sono e pode manifestar-se em seu período inicial, intermediário ou final. Especialistas confirmam que a dieta influencia no processo do sono, tanto sentir fome, quanto comer em demasia pode atrapalhar o sono e causar desconforto e insônia.


Existem algumas dicas que ao serem seguidas podem auxiliar em uma noite de sono mais tranquila:

- evitar bebidas estimulantes (café, chocolate, chá preto, chá mate, guaraná, bebidas a base de cola) até 2 horas antes de dormir;
- tomar um copo de leite morno antes de dormir (o leite contém triptofano, um aminoácido essencial, que aumenta a produção da serotonina – auxiliando no sono);
- evitar o consumo de alimentos muito temperados e condimentados antes de dormir. Estes alimentos aumentam a temperatura do organismo, podendo dificultar o sono;
- evitar o consumo de alimentos muito gordurosos antes de dormir (que podem causar dificuldade na digestão e sono agitado);
- evitar o consumo de bebidas alcoólicas (que podem ter o efeito estimulante);
- consumir chá de ervas (camomila, erva doce) antes de dormir;
- tomar um copo de suco de maracujá com um pouco de açúcar antes de dormir;
- não dormir em jejum.


DOENÇAS CARDIOVASCULARES

As doenças cardiovasculares são as doenças que alteram o funcionamento do sistema circulatório. Este sistema é formado pelo coração, vasos sanguíneos (veias artérias e capilares) e vasos linfáticos. Entenda-se que na menopausa ocorre a ausência de estrogênios que são hormônios protetores contra estas doenças, que incluem a pressão alta e dislipidemias (colesterol e trgiclicérides aumentados).


Existem algumas orientações a serem seguidas para prevenir estas doenças:

- evitar consumo excessivo de sal;
- evitar frituras e alimentos gordurosos;
- evitar consumo de embutidos (presunto, mortadela, salame);
- consumir de 3-4 porções de frutas ao dia;
- consumir de 3-4 porções de legumes e verduras ao dia;
- dar preferências às carnes magras;
- optar pelo leite desnatado no lugar do integral;
- evitar o fumo;
- praticar atividade física (30 minutos, 5 vezes por semana).
Para incentivar esta alimentação saudável, segue abaixo uma receita light e gostosa!


Lasanha Verde Light

Ingredientes
1 pacote de massa de lasanha verde
500 g de ricota
1 cebola grande ralada
500g de carne magra moída
Azeite
Sal a gosto
3 tomates grandes


Modo de preparo
Colocar meio litro de água para ferver em uma panela grande. Adicionar os tomates por cinco minutos, retirar e bater no liquidificador, até formar uma pasta cremosa, separe. Em uma panela colocar o azeite, a cebola, a carne moída, o sal a gosto e quando estiver bem refogado, colocar o tomate batido.
Em um refratário, colocar uma camada de molho, uma camada de massa, uma camada de ricota, e assim sucessivamente, até encher o recipiente.
Levar ao forno por 30 minutos.


Rendimento
6 porções

Fonte: Idmed

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares