segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Mais municípios contarão com atendimento nutricional


Com o objetivo de fortalecer a rede Saúde Mais Perto de Você, o Ministério da Saúde estabeleceu novos critérios para que as Secretarias Municipais de Saúde estruturem seus Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF). Uma das novidades é a ampliação das categorias e especialidades profissionais que poderão atuar nos núcleos. Com a medida, surgirão mais oportunidades para nutricionistas de todo o País, já que a estimativa do ministério é que o número de NASF passe das atuais 880 unidades, para 4.524.  

Para Rosane Nascimento, presidente do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), essa ação mostra a preocupação do Ministério da Saúde com a atenção a saúde básica da população. O aumento de núcleos é uma antiga reivindicação do CFN, que sempre defendeu a inclusão de nutricionistas em ações primárias de saúde. Em 2008, o conselho lançou seu posicionamento sobre o assunto no documento “O Papel do Nutricionista na Atenção Primária à Saúde”, encaminhado aos secretários de saúde dos estados e municípios.  

Dados do Ministério da Saúde confirmam a importância das medidas adotadas pelo CFN, pois contabilizam a existência 964 nutricionistas trabalhando nos NASF. “O Programa Saúde da Família só possuía médico, enfermeiro e odontólogo e, por diversas vezes, o CFN defendeu a ampliação do número de especialidades atendidas pelo programa”, completa Rosane Nascimento.


Fonte: CRN2

Um comentário:

Postagens populares