sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Mulheres obesas têm risco aumentado de desenvolver cancro da mama mais cedo




Investigadores da Universidade de Granada , na Espanha, afirmam que mulheres com excesso de peso, especialmente as que têm obesidade mórbida, tem risco aumentado de desenvolver cancro da mama de forma precoce. Estudo apontou ainda que mulheres que começaram a menstruar entre 9 e 10 anos de idade também possuem risco de desenvolver a condição mais jovens, avança o portal ISaúde.


Estas são uma das principais conclusões que compõe um artigo publicado recentemente na revista espanhola Nutrición Hospitalaria da Universidade de Granada.

Os cientistas examinaram uma amostra de 524 mulheres diagnosticadas com cancro da mama que foram tratadas no hospital universitário de San Cecilio de Janeiro de 2009 a Setembro de 2010, em Granada, Espanha. Os investigadores avaliaram o estado nutricional dessas doentes (peso normal, obesidade e obesidade mórbida) e a sua idade no momento do diagnóstico. Mulheres com histórico familiar de cancro da mama foram colocadas num grupo separado.

Os cientistas descobriram que a obesidade em mulheres está associada ao diagnóstico de cancro da mama numa idade mais jovem. Esta descoberta contrasta com os resultados obtidos em estudos anteriores que demonstraram que indivíduos com maior índice de massa corporal tiveram menor risco de sofrerem cancro da mama.

Os investigadores da Universidade de Granada concluíram que as mulheres diagnosticadas com cancro da mama em idade precoce foram aquelas que começaram a menstruar, quando menores de 10 anos. Assim, a idade da menstruação é determinante no desenvolvimento e diagnóstico de cancro da mama, especialmente em mulheres com obesidade mórbida.

Portanto, embora a genética e o histórico familiar de cancro sejam factores muito relevantes (até 18% de cancro da mama em mulheres obesas tiveram um factor genético), este estudo mostrou que a obesidade, especialmente os casos mais graves, é o factor mais relevante no início do desenvolvimento de cancro da mama.

Fonte: Pop

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares