segunda-feira, 4 de abril de 2011

10 mitos sobre a comida

Se você engolir tudo o que lê sobre dieta, vai acabar engordando. Existem muitos conceitos errados sobre como perder peso de forma saudável. Eis alguns dos piores:

Foto: Google
Mito 1: Não tomar café da manhã ajuda a perder peso. Errado, pois a digestão queima calorias, por isto os nutricionistas recomendam que comamos pouco e com freqüência. 

Mito 2: A melhor forma de perder peso é uma dieta rigorosa. A perda rápida de peso provoca a queda do metabolismo, com isso o corpo queima calorias com menos eficiência, sendo provável que a pessoa recupere os quilos, logo que volta a comer normalmente. 

Mito 3: Alimentos com baixo teor de gordura não engordam. Baixo teor de gordura não é sinônimo de baixo teor de calorias. Embora os alimentos com pouca gordura possam atingir opeso saudável, é a quantidade total de calorias consumidas que importa.

Mito 4: Comer tarde da noite faz engordar mais rápido. O momento que a pessoa se alimenta não ten efeito sobre o destino das calorias. Se fizer uma grande refeição noturna, mas não tiver exagerado nas calorias durante o dia, elas não se acumularão na cintura mais do que se você fizer a mesma refeição às 18 horas. 

Mito 5: Alimentos ricos em amido engordam. A verdade é que alimentos ricos em carboidratos e amidos consumidos em quantidades moderadas, satisfazem e fornecem energia a longo prazo. Um grama de carboidratos tem 4 calorias, comparando com 9 calorias em um grama de gordura. Mas tenha cuidado com alimentos gordurosos e cheios de amido, tipo biscoitos recheados, eles engordam muito. 

Mito 6: Não misture proteínas e carboidratos. A idéia de manter proteínas e carboidratos separados, contraria todas as regras de uma alimentação saudável. O complexo B presentes nos carboidratos ajudam o corpo a usar os aminoácidos das proteínas. 

Mito 7: As gorduras devem ser evitadas a qualquer custo. A gordura contém muitas calorias, mas também é importante em uma dieta saudável, pois é uma fonte de vitaminas A, D, E, entretanto o consumo, é que não ultrapasse 11% da dieta da forma de gordura saturada, exemplo, manteiga e carne. 

Mito 8: Azeite engorda menos do que manteiga. Os azeites não exercem efeitos nocivos a saúde em relação a manteiga, mas contêm as mesmas calorias. 

Mito 9: Bebidas alcóolicas são benéficas à saúde. O vinho faz bem à saúde, mas o álcool é rico em calorias, uma taça de vinho branco doce possui 120 calorias. O consumo elevado de álcool está vinculado ao câncer de fígado, de boca, de esôfago e de mama.

Mito 10: Quase não como e, mesmo assim, não perco peso. O problema da maioria das pessoas é subestimar aquilo que ingerem. Esquecem o que "provaram" ao cozinhar, os drinques nas festas, o punhado de biscoitos enquanto assistiam televisão. Tudo isso somado, pode chegar a uma quantidade alta de calorias.

Fonte: SHVOONG

2 comentários:

  1. Muito bom! Tudo isso já está ótimo, mas para quem acostumou o organismo para grandes quantidades, fica difícil adquirir bons hábitos. A pessoa passa a devorar, ao invés de comer tranqüilamente, apreciando o sabor dos alimentos. Uma dica boa para estas pessoas que funciona, pq eu já acompanhei amigas de perto é comer devagar, bem devagar. Se for preciso estipula um número no número de mastigações. Apenas isto diminui assombrosamente a quantidade de comida. Mas para se concentrar na refeição, hora sagrada, saia de frente da TV e evite tomar líquidos, tome antes ou depois (1/2hr).

    ResponderExcluir
  2. Derrubando mitos sobre alimentação e informando. Muito bom o blog.Grande abraço, Carol.

    ResponderExcluir

Postagens populares